A impressa é muito danada, e sempre trabalha para nunca faltar noticia. Isso é justo, pois ela tem que produzir. E ela produz noticia ora bolas. Mas o que me deixa chateado é forma como ela deturpa as coisas. O modo como ela consegue fazer o gato parecer com a lebre.
Esse caso Adriano para mim está resolvido e fim de papo. As portas nunca foram fechadas para o Imperador. Em nenhum meio de comunicação isso foi dito por qualquer pessoal ligado ao futebol do Flamengo, e principalmente pela Presidenta e pelo Luxa. Vejamos o que foi dito:
“- Eu tenho sensibilidade, eu percebo, eu escuto, tenho carinho, é um jogador que tem uma história no Flamengo, mas neste momento o foco é o Campeonato Estadual. Ainda não tem nada. Nenhuma conversa. Nesse momento, nada. Não há andamento em nenhuma proposta. Domingo tem jogo importante. E as coisas vão evoluindo. Expectativa? Nenhuma, porque não tem nenhuma conversa, agora deixa as coisas acontecerem - começou a dizer a dirigente.” Esse foi o primeiro ponto. Nenhuma conversa foi iniciada, nada foi dito, mas “agora deixa as coisas acontecerem”. Ou seja, algo ficou em aberto. Vejamos outro ponto:
“- Eu não estou na presidência do Flamengo para ter o meu interesse. Estou para defender o interesse da nação, o interesse do coletivo. Meu papel é fazer com que o time entre em campo tranqüilo. É o que eu procuro fazer todos os dias. A partir daí se evolui a partir do que a comissão técnica desejar.” Defender o interesse da nação, entendesse renda, dinheiro, mufunfa. A nação compra o Adriano. Adriano gera receitas. Adriano faz dinheiro (agora se ele joga dinheiro fora é com ele), então não se pode fechar as porta para um sujeito que pode levantar as finanças de sua empresa. Romário foi um dos maiores exemplos disso. E quando ela diz “que a partir daí se evolui a partir do que a comissão técnica desejar”, ela quer dizer exatamente que o Adriano é fora de série e a comissão técnica sabe disso.
A Presidenta ainda falou sobre o comportamento dele, que apesar de comprometer, ela sabe que a parte técnica pesa mais, e mais uma vez ela joga para a comissão técnica: “- Isso pesa também, mas é mais uma questão técnica.”
O que me deixa chateado nisso tudo é que a imprensa tenta implantar uma crise, um confronto entre as partes (Presidência x Comissão Técnica), colocando conclusões infundadas, tentando mostrar que o Luxa é totalmente contra a contratação do Imperador. O que não é verdade. Em nenhum momento ele fechou as portas. Vejamos:
“- A Patricia falou comigo no telefone ontem (quarta) sobre esse assunto. Tenho me dado bem com ela, temos um projeto no Flamengo. O Adriano está fora da filosofia do Flamengo. Esqueçam. O Adriano não vem para o Flamengo e isso tem de acabar. Temos um projeto, um entrosamento muito legal (departamento de futebol e diretoria). Gostaria que fosse a última vez que se diga que ele está negociando com o Flamengo, que é a bola da vez do Flamengo. Não é. Respeitamos o Adriano, é um grande profissional. Eu, como rubro-negro que sou, quando ele e Reinaldo foram trocados pelo Vampeta em mil novecentos e antigamente, fiquei chateado. Não cabe no momento que estamos implantando. Ele não virá. Não sou eu quem não quer. Conversei com a Patricia por telefone. É um consenso da diretoria comigo - disse o técnico.” Caramba! Vamos ler entrelinhas! Ele disse que o Adriano estava fora da filosofia do Flamengo, o que não o impede de entrar nessa filosofia, de mudar o comportamento e fazer parte do que o Flamengo quer. Simples? Não é, pois o Adriano é complicado. Hoje ele está feliz, amanhã ele arruma uma depressão.
Mais o que mais me impressiona nisso tudo é falta de divulgação do que o Luxa falou no blog dele, afirmando categoricamente que ele não fechou as portas para o Impera. É só ver o blog oficial dele (http://luxemburgo.blog.uol.com.br/), mas isso não vai para imprensa, pois ela gosta de polemica, nem que para isso seja ela inventada.